quarta-feira, 27 de abril de 2011

Conflito entre Gerações X, Y e Z

O vídeo sobre novas gerações nos mostra as diferentes culturas e vivências de profissionais que atuam no mercado desde a década de 60 até os dias atuais.
As diferentes visões da geração X(s/ tecnologia) e Y(c/ tecnologia) são nítidas não só no atual mercado de trabalho como nas instituições escolares. A cada dia que passa os avanços tecnológicos estão chegando e ocupando um espaço cada vez maior, que ainda hoje "bate de frente" com a geração X, que muita das vezes se recusa a fazer parte de toda essa nova era tecnológica, deixando de usufruir e fazer parte de uma geração atual e informatizada.

Enquanto as profissionais da geração X colocam a carreira em primeiro plano, a prioridade da geração  Y  no início de carreira, especialmente é equilibrar a vida pessoal e a profissional.
 Para a geração X o trabalho é fonte de realização e status, já a geração Y associa a carreira com a afirmação da maturidade perante a sociedade; e a geração mais recente a Z acredita que o trabalho é um mal necessário. A geração Z, é uma mais individualista e sua vida é comandada pela tecnologia, seus contatos ,seus  compromissos. Os resultados necessitam ser imediatos.

Então cada geração tem a sua essência e quando houver um encontro das mesmas, a dica é procurar valorizar suas características para resultar um  bom relacionamento, pois todas tem algo especial para compartilhar.

quarta-feira, 6 de abril de 2011







ENTRE O LÁPIS E O TECLADO: O USO DO COMPUTADOR COMO FACILITADOR NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM


Por acreditar que o computador já está sendo visto como um grande e facilitador meio de prender a atenção de nossos alunos, como um excelente mecanismo de apoio ao professor no processo de ensino e aprendizagem que me interessei em escrever esse tema tão atual e importante na educação.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Políticas Públicas- Inclusão Digital

A partir do lançamento do livro Verde do Programa Sociedade da Informação no Brasil, em 2000, o país incorpora a universalização da TIC (tecnologias da informação e comunicação), objetivando a condição da economia brasileira de competir no mercado mundial. Porém, na maioria das análises não se encontra presente a questão da produção de conteúdos no mundo digital o que é muito significativo para efetivar a participação das comunidades na web 2.0.
As escolas públicas enfrentam dificuldades pois, poucos alunos têm acesso às tecnologias e poucos professores propõem atividades articuladas com as TIC. Então, percebe-se que a inclusão digital está em uma dimensão e a educação em outra. Algumas escolas, por intermédio da própria comunidade, estão abrindo laboratórios de informática pra o seu próprio uso nos finais de semana, mas muito ainda precisa ser feito para que a escola se transforme em um espaço de formação dos professores, alunos e da comunidade.
O principal programa que oportuniza o acesso das escolas à tecnologia digital é o Proinfo (Programa Nacional de Informática na Educação), se dividindo em Proinfo urbano e rural, além do projeto que visa potencializar a inclusão digital dos professores nas redes públicas e particulares, que é Projeto Computador Portátil para Professores.