sábado, 14 de maio de 2011

Escola de Porto Alegre usa tablets para alfabetizar crianças



Crianças utilizam os iPads pelo menos uma vez por semana (Foto: Stúdio Aronis/ Divulgação)

Os alunos de 3 a 6 anos matriculados na educação infantil do Colégio Israelita Brasileira, em Porto Alegre, são alfabetizados com ajuda dos tablets iPad. Cerca de 130 crianças têm aulas semanais com o aparelho.
As atividades são propostas de forma individual, em dupla ou em grupo de até quatro pessoas. O iPad foi escolhido pela instituição, segundo a coordenação, pela facilidade no manuseio e seleção das informações na tela através do sistema touch screen, pela diversidade de aplicativos e softwares disponíveis para uso pedagógico e pela tela multitoque, que facilita as trocas entre os alunos.
Reportagem do jornal o globo. Segue link para reportagem completa.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Das Redes Sociais à Inovação.

As redes sociais colaboram para a propagação das informação. Por ser um veículo de notícias,que são alteradas constatemente, possibilita a todo momento um rápido contato com as inovações sobre vários assuntos.
Para as inovações acontecerem é necessária a contribuição de pessoas interessadas sobre o tema apresentado que resolvem saber além do que está sendo mostrado. E após esta coleta de dados cria-se um outro trabalho e  exibi na rede para ser compartilhado com todos.
Através dessa iniciatva de cooperação surge também uma aprendizagem coletiva.
E para dar qualidade ao material exigido, além das fonte que são retiradas de outras redes é necessário procurar outros recursos para assim enriquecer o tema que sera exibido .
Dessa forma exercitamos a habilidade de "aprender a aprender", porque quando vamos para a internet com intenção de conhecer algo, podemos também acrescentar o que esta sendo mostrado. Quem deseja adquirir esta habilidade é necessário está praticar bastante.

JOGOS NA EDUCAÇÃO

Os jogos, cada vez mais estão sendo inseridos na educação e trazendo grandes melhoria no processo ensino aprendizagem. As crianças tem um  facinio quase hipnótico pelos jogos e o professor unindo essa ferramenta a educação, teremos resultados incrivéis. Um exemplo é o Game da Reforma Ortográfica, fruto de uma parceria entre o Complexo Educacional FMU e o Livroclip. Nesse jogo você tem a possibilidade de conhecer  e aprender a Reforma Ortográfica de uma forma mais dinâmica, você aprende brincando.

Teste seus conhecimentos! Jogue o Game da Reforma Ortográfica - http://www.fmu.br/game/home.asp
Seguem outros links para você se divertir:

Tangran - http://rachacuca.com.br/jogos/tangram/

Lógica, Matemática, Quebra- Cabeça, Raciocínio - http://rachacuca.com.br/jogos//

AKINATOR, gênio ad internet - Vc pensa em uma pessoa e ele descobre  - http://pt.akinator.com/#

Redes Sociais na Educação

                                                                          

  Cada vez mais as redes sociais vem fazendo parte de nossa rotina, seja para encontrar amigos e fazer amigos, obter informações do mundo inteiro e compartilhar interesses, principalmente entre as crianças e jovens, onde independe a cultura e os níveis sociais. É de extrema importância que os educadores estejam observando e acompanhando esses novos tipos de circulação de informação, levando para a escola e utilizando dessas para melhor desenvoltura de suas práticas.
  Os usuários do orkut trocam experiências, ampliam seus relacionamentos, testam sua popularidade e criam comunidades absurdamentes gigantes acessíveis a todos, funciona como interação social para que se compartilhe interesses em comum de temas variados. Assim como o orkut existem variações, mais evoluidas, dessas redes como o Facebook. Existem também as redes sociais na educação, como por exemplo o skoob onde se compartilham livros. O Twitter é uma ferramenta que permite a troca de mensagens, frequentemente subjetivas e de divulgação de algo, mas existe também o Twitter na educação para noticiar informações institucionais, tirar dúvidas, porém no Brasil a utilização desses meios na escola é bem tímido e adquirido por poucas escolas, ensinamentos relacionados ao Twitter farão parte do currículo das escolas primárias do Reino Unido. Twittar dentro da sala de aula promoveria a rápida discussão de temas, compartilhamento de vídeos educativos e a divulgação de links. É importante sim a inserção das redes sociais no cotidiano escolar. Educador, fique de olho!