terça-feira, 5 de abril de 2011

Políticas Públicas- Inclusão Digital

A partir do lançamento do livro Verde do Programa Sociedade da Informação no Brasil, em 2000, o país incorpora a universalização da TIC (tecnologias da informação e comunicação), objetivando a condição da economia brasileira de competir no mercado mundial. Porém, na maioria das análises não se encontra presente a questão da produção de conteúdos no mundo digital o que é muito significativo para efetivar a participação das comunidades na web 2.0.
As escolas públicas enfrentam dificuldades pois, poucos alunos têm acesso às tecnologias e poucos professores propõem atividades articuladas com as TIC. Então, percebe-se que a inclusão digital está em uma dimensão e a educação em outra. Algumas escolas, por intermédio da própria comunidade, estão abrindo laboratórios de informática pra o seu próprio uso nos finais de semana, mas muito ainda precisa ser feito para que a escola se transforme em um espaço de formação dos professores, alunos e da comunidade.
O principal programa que oportuniza o acesso das escolas à tecnologia digital é o Proinfo (Programa Nacional de Informática na Educação), se dividindo em Proinfo urbano e rural, além do projeto que visa potencializar a inclusão digital dos professores nas redes públicas e particulares, que é Projeto Computador Portátil para Professores.

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