quarta-feira, 30 de março de 2011

Sexualidade no 4° e 5° anos do Ensino Fundamental


         A sexualidade é extremamente importante em todas as fases do desenvolvimento humano. É uma necessidade básica do ser humano, que não pode ser dissociada de sua vida, portanto, não só no mundo adulto, como também no infantil, o tema sexualidade tem bastante importância. Mesmo ciente da responsabilidade que tem no processo de desenvolvimento da sexualidade das crianças, a escola nem sempre se envolve com o tema e muitas vezes quando o faz é de modo reducionista, atendo-se as questões biológicas da reprodução.  Nesse sentido, o presente estudo procurou averiguar como os alunos do 4° e 5° anos do ensino fundamental se relacionam com a temática sexualidade, se a mesma é abordada neste espaço escolar e como é abordada. Para alcançar o objetivo de identificar como se encontra a Orientação Sexual nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

         É bastante difícil falar sobre o tema na escola pois ele perpassa por tabus e preconceitos, até mesmos as crianças, que em muito nem sabem porque, se prendem quando a discussão abrange o tema, quero dizer, somente quando essa discussão é feita com adultos, ainda mais na escola onde falar sobre sexualidade é visto como um aumento e incentivo da erotização das crianças. Sendo que esse processo é essencialmente natural e saudável de discutir, pois com o desenvolvimento e auto-conhecimento da sua sexualidade todo e qualquer desenvolvimento se aprimora, a sexualidade é base para muitos aspectos da vida humana.

Um comentário:

  1. Oi gostei do seu blog e estou divulgando seu enderço para meus alunos no site: http://rcolacique.wordpress.com/links/

    Um abraço.

    ResponderExcluir