Com necessidade de aprimorar a minha prática pedagógica como educadora da Educação Infantil, procurei pesquisar a importância do desenho nesta fase, para poder auxiliar o aluno neste processo estimulando o seu grafismo de forma significativa para ele, onde o educando é o protagonista, não o professor.
A pesquisa aborda o desenho da criança, principalmente na primeira infância, como um momento de construção de significados, que vai além de um simples gesto mecânico ou um ato artístico, mas uma linguagem gráfica rica de significados que contribuem para a construção da aprendizagem. O educador tem um papel fundamental neste processo, pois se ele compreende que o desenho da criança é uma linguagem, e, através dessa linguagem, ela se comunica. Ele percebe que conceitos já foram assimilados, assim as escolhas de estratégias pedagógicas podem ser feitas visando influenciar no desenvolvimento cognitivo, criativo, emocional e social, contribuindo para ampliar a aprendizagem do seu aluno.
Assim, o tema é de grande utilidade no cotidiano na Educação Infantil, para auxiliar o docente neste processo de mediação entre a criança e seu desenho, que na maioria das vezes é utilizado como um recurso apenas motor, desperdiçando a oportunidade de estimular o seu aluno a se conhecer, perceber o mundo em que está inserido e a construir conhecimento.

Nenhum comentário:
Postar um comentário