sexta-feira, 25 de março de 2011

O afeto na relação do autista com a aprendizagem na educação infantil

 

 

O autismo é uma inadequacidade no desenvolvimento que se manifesta de maneira grave por toda a vida. É incapacitante e aparece tipicamente nos três primeiros anos de vida. Acomete cerca de vinte entre cada dez mil nascidos e é quatro vezes mais comum em meninos do que meninas. Os sintomas são causados por disfunções físicas  do cérebro, verificados pela anamnese ou presentes no exame ou entrevista com o indivíduo.(GAUDERER, 1993: 163) 

Ao falar sobre autismo e afetividade, logo nos perguntamos: Como é possível???
De acordo com as características do autismo uma das principais é a incapacidade de estabelecer contato afetivo, no entanto sabemos que a aprendizagem está ligada ao afeto e que através dessa afetividade é possível alcançar e quebrar diversas barreiras, obtendo assim maiores desenvolvimentos e melhores resultados.

Educação sem afeto não é educação.

Cada estágio da afetividade, quer dizer as emoções, o sentimento e a paixão, pressupõem o desenvolvimento de certas capacidades, em que se revelam um estado de maturação. Portanto, quanto mais habilidades se adquire nos campos da racionalidade, maior é o desenvolvimento da afetividade. (ALMEIDA, 1999: 48)

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